quarta-feira, 8 de junho de 2011

L(anç)amento

De um correspondente lisboeta desconhecido, recebemos o seguinte:

Não perdeste grande festa,
Azenha,meu velho amigo:
o Mendes lançou o livro,
nem um operário consigo!

Fui porque tu me disseste.
Mas não vi nada de jeito.
Dos indícios que me deste
não colhi nenhum proveito.

Deram-nos só vinho branco
e mais sumo de laranja!
Disse pra mim "não abanco"
porque de comida nanja!

Falou lá um senhor Judice,
burguês dos quatro costados.
Não percebi o que disse:
faz ele letras de fados!

Estavam até embaixadores,
qual deles o mais burguês!
Era festa de doutores
e nem o Gil a desfez!

2 comentários:

  1. Fui há pouco informado
    por amgo que me estima
    que tive o nome citado
    no blogue "Malta da Rima".

    Corri ao computador
    e ataquei o teclado.
    Em estado de estupor
    fui confirmar o recado.

    É lisonjeiro, é baril!
    Eu estou maravilhado
    por ver o nome do Gil
    em versos de pé-quebrado.

    Não sei quem foi o escriba
    que me deu tal distinção
    mas já aqui estou, no Toshiba,
    a agradecer a citação.

    Entre eruditos, doutores,
    em distinta companhia
    de artistas, embaixadores,
    fui visto na Livraria...

    A fingir que os conhecia,
    pus-me ao lado de escritores;
    bati-me à fotografia,
    falei com muitos senhores.

    Quer dizer: um bom penetra
    que saiba aplicar esta norma
    vê aparecer, pela certa,
    o nome em letra de forma.

    E um anónimo cidadão,
    qualquer humilde figura
    poderá ficar, então,
    na História da Literatura.

    ResponderEliminar
  2. Conheço o Gil de gingeira.
    Lá na tasca do Procópio
    entrávamos na cavaqueira,
    às vezes a despropósito!

    Mas isso era gente boa
    e da classe popular:
    não eram queques, pessoas
    que andam praí a armar

    em escritores de treta
    sem jeito, mas com peneiras!
    Aquele Mendes poeta?
    De burguês tem as maneiras...

    Amigo Gil, não te iludas!
    Por ti e por toda a malta
    não gosto que agora acudas
    à burguesia peralta!

    Grupo Marxista Leninista "O Procópio Vermelho"

    ResponderEliminar